Português Italian English Spanish

Como serão os eventos pós-pandemia no Brasil

Como serão os eventos pós-pandemia no Brasil


*Por Jéssica Zucco

Como serão os eventos pós pandemia no Brasil?
Que o mundo nunca mais será o mesmo depois da Covid-19, todos nós sabemos. Mas e como ficará um setor que está sentindo os efeitos da pandemia desde o seu início e ainda sem muitas certezas, está retomando seus trabalhos a passos lentos? Estou falando aqui do setor de eventos. Setor este que diz respeito a 4% do PIB nacional (segundo a União Brasileira dos promotores de Feiras em 2019) com cerca de 25 milhões de trabalhadores.
A seguir apresento os principais mudanças e aspectos que serão percebidos nos eventos pós pandemia:

Distanciamento e higiene
• Filas de acesso e credenciamento – distância de 1,5 metros entre as pessoas
• Ambiente do evento – sempre arejado, com janelas abertas
• Acesso aos eventos – ponto de descontaminação com álcool para desinfecção de mãos e bolsas, entrega de máscaras e verificação da temperatura
• Eventos com plateia – assentos com ao menos 1 metro de distância, intercalando a ocupação ou ainda com a venda de ingressos com acento numerado para garantir o distanciamento
• Uso de máscaras – obrigatório por todos que estiverem no evento, sem exceções, antes, durante e após as atividades principais acontecerem
• Hall de entrada – tapete com solução desinfetante
• Credenciamento – online feito pelo participante antes de chegar ao evento

Tecnologia
Tudo aquilo que se conhece até aqui para organização de eventos não será perdido, mas a adaptação com soluções digitais como, cadastramento prévio de lista de convidados e conferência on-line serão necessárias. Dessa maneira, é inegável que da área de eventos ou não, precisaremos estar preparados para um novo mundo focado no digital.Há ainda, uma tendência clara de eventos híbridos que terão o virtual com função crucial na experiência. O virtual jamais ocupará em 100% o presencial, mas é um complemento.

Número de convidados
Após viver um periodo como a pandemia, as pessoas tenderão a celebrar seus momentos com aqueles que lhe realmente são importantes. A quantidade dará lugar a qualidade dos convidados presentes.

Maior procura por produtos e serviços nacionais
Além do aumento do dólar, o fomento pelo consumo nacional continuará com força no pós pandemia, como bebidas, lembranças e destinos nacionais para lua-de-mel.

E você, já está preparado para participar de eventos?
Um abraço e até a próxima.

*Jéssica Zucco é cerimonialista em Francisco Beltrão há quatro anos, é natural de Dois Vizinhos, ex-bancária, é formada em Administração pela UTFPR, instituição que também fez sua pós-graduação em gestão contábil e financeira.