Português Italian English Spanish

No Paraná, 180 candidatos a prefeito, vice e vereador já pediram registro ao TRE

No Paraná, 180 candidatos a prefeito, vice e vereador já pediram registro ao TRE


O prazo termina no próximo dia 26

Faltando quinze dias para o fim do prazo, o Paraná já tem 180 candidatos às eleições municipais deste ano registrados oficialmente na Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Região Eleitoral (TRE/PR), até esta sexta-feira (11), já fizeram o pedido de registro 7 candidatos a prefeito, 7 para vices e 166 para vereador de 11 municípios do Estado. O prazo termina no próximo dia 26.

A ata da convenção partidária e os pedidos de registro de candidaturas devem ser enviados pelos partidos e coligações pelo sistema CANDex à Justiça Eleitoral. No pedido de registro de candidatura, é necessária apresentação de declaração de bens, cópia de documento de identificação, certidões criminais para fins eleitorais, prova de alfabetização e de desincompatibilização de cargo ou função pública (se for o caso) e as propostas que o candidato defende.

A partir deste ano, de acordo com a Resolução TRE-PR nº 847/2019 e a Portaria TRE-PR nº 1014/2019, o recebimento dos pedidos não será concentrado apenas na 1ª Zona Eleitoral em Curitiba. A análise e julgamento dos pedidos, na capital, serão divididos entre oito zonas eleitorais.

Na próxima quarta-feira, 60 dias antes das eleições, é o último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Assessorias