Português Italian English Spanish

Empresários de Beltrão e Pato Branco reunidos no Encontro do Comércio

Empresários de Beltrão e Pato Branco reunidos no Encontro do Comércio


Evento encerrou as atividades dos programas do Sebrae/PR e Fecomércio PR na região em 2019

A cerimônia de término das atividades dos programas de fortalecimento do comércio na região, em 2019, aconteceu segunda-feira, 25, no espaço de eventos da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb). O encontro contou com a presença de 95 empresários e foi promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com o Sindicato dos Lojistas e Comércio de Francisco Beltrão (Sindilojas), Sindicato do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio) e Acefb.

A programação teve palestra com Jorge Inafuco, de São Paulo, especialista em varejo e inteligência de mercado, que abordou o tema “Inovação, Transformação Digital e o Varejo 4.0”. Também houve apresentação de integrantes do Circo Vox, com atividades que mesclaram descontração com dinâmicas de grupo.

“O Encontro do Comércio foi momento de celebrar os resultados dos programas realizados neste ano pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, junto com os empresários. E também falar sobre conteúdos e tendências para o varejo e as ações projetadas para 2020 para o fortalecimento do comércio da região Sudoeste”, explica Ivonei Loregian, consultor do Sebrae/PR.

Vilmar Bottin, presidente do Sindilojas, ressalta que a parceria com o Sebrae/PR, Fecomércio PR e entidades regionais teve grande importância para capacitar os empresários. “O encerramento foi uma ótima surpresa, com atividades muitos interessantes e que deram um ‘choque de realidade’ nos empresários presentes. A abordagem sobre o impacto das novas tecnologias e das redes sociais nas relações comerciais levaram os participantes a refletir sobre a atual conjuntura”, comenta Bottin.

O presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva, destaca que a parceria proporcionou informações relevantes para os empresários do comércio varejista de Pato Branco. “Tivemos o Programa Varejo Digital e o Seminário Foco, no município, que contribuíram para preparar os comerciantes para a realidade de mercado”, salienta.

O empresário Clenio Francisco Fankhauser, proprietário de loja de confecções em Francisco Beltrão, participou do Encontro do Comércio e também do Varejo Digital, programa realizado pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR no município, em setembro. “Foi muito bom ter acesso às experiências de pessoas que estão usando novas tecnologias. Já usamos as redes sociais para incrementar os negócios e estudamos a possibilidade de passar a vender pela internet (comércio virtual) no ano que vem. O Sebrae e a Fecomércio compartilharam informações conosco. O futuro está na tecnologia, pelo que estamos percebendo. Quem não partir para isso, ficará para trás”, avalia Fankhauser.

Assessorias