Português Italian English Spanish

Paraguai divulga protocolo para reabertura gradual da Ponte da Amizade no dia 15

Paraguai divulga protocolo para reabertura gradual da Ponte da Amizade no dia 15


Ponte ficará aberta entre 5h e 14h e somente para moradores de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Primeira fase seguirá por 15 dias.

O Paraguai divulgou nesta segunda-feira, 12, o protocolo que será estabelecido para a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, na próxima quinta-feira, 15. Será obrigatório o uso de máscara para todos que ingressarem no país. Nesta primeira etapa somente veículos estarão autorizados a cruzar a fronteira, pessoas a pé serão barradas. A reativação da fronteira será gradual e a primeira fase será mantida por 15 dias.

Segundo o protocolo, a ponte ficará aberta apenas para moradores de Ciudad del Este e de Foz do Iguaçu e a passagem ficará liberada entre 5h da manhã e 14h.  Para o ingresso de veículos, serão habilitadas três pistas, no lado paraguaio. Em cada uma das pistas um agente de fiscalização irá analisar a documentação de quem entra no país. Para aqueles que tem a intenção de avançar além de 30 quilômetros no Paraguai deverá realizar um registro migratório. A regra vale para brasileiros e paraguaios. Será obrigatório o cumprimento de quarentena.

Para estrangeiros que entrarem no Paraguai na modalidade de turistas, será cobrado seguro médico internacional, com cobertura de saúde completa, que inclua atenção de casos de Covid-19: teste PCR-RT, exames laboratoriais, atenção ambulatorial, internação e UTI.

Veículos de cargas seguirão com o mesmo protocolo já estabelecido.

Segundo o documento, o controle migratório perimetral nos principais acesso do Departamento de Alto Paraná será permanente, para que se verifique o cumprimento restrito do regime imposto.

O Paraguai também irá cobrar que os estabelecimentos comerciais facilitem instalações para lavar as mãos e será aplicado um filtro sanitário a todas as pessoas que ingressarem nestes locais. Será obrigatório demarcação para garantir o distanciamento social dentro dos estabelecimentos e evitar aglomerações.

Para acessar o protocolo completo clique aqui.